Entre os dias 21 e 25 de julho deste ano, dois servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participaram do 32º Curso sobre Contratações de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovido pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP) na modalidade presencial, em Brasília/DF. Representando o tribunal, estiveram presentes Ângelo Máximo de Melo Silva, Chefe da Divisão de Contratações de TIC (DICTI), e José Jaider Sousa dos Santos, Chefe da Divisão de Monitoramento e Apoio à Gestão e Fiscalização dos Contratos de TIC (DIMOF).

O curso foi ministrado pelo professor e palestrante Antonio Fernandes Soares Netto, Doutorando em Ciência da Informação e especialista em Licitações Públicas, Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Tecnologia, Transformação Digital e Pagamentos Digitais. Com ampla experiência, incluindo dez anos como gestor de TI na Presidência da República e atuação no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o instrutor é também criador do método Beegame – O jogo das contratações, uma abordagem inovadora para o ensino prático de processos licitatórios.

A capacitação teve como foco principal a produção de artefatos de contratação com base na Resolução CNJ nº 468/2022 e na Instrução Normativa SGD/MGI nº 94/2022, incorporando o uso de ferramentas de inteligência artificial e técnicas de aprimoramento das práticas de fiscalização de contratos administrativos na área de TIC. Com uma metodologia dinâmica, o curso foi composto por aulas expositivas, debates, estudos de caso e atividades hands on em laboratório, que permitiram aos participantes aplicar de forma imediata os conhecimentos adquiridos.

O encerramento foi marcado por uma competição entre os participantes, utilizando a metodologia do Beegame – Jogo das Contratações, que simula cenários e desafios reais de contratações públicas de TIC. Na disputa, Ângelo Máximo e José Jaider demonstraram domínio técnico, estratégia e trabalho em equipe, conquistando o primeiro lugar. O resultado reforça o compromisso da Presidência do PJAC e da SETIC em investir na capacitação de seus servidores, garantindo maior eficiência, inovação e conformidade nas contratações e fiscalizações de TIC, em benefício das atividades do Poder Judiciário do Acre e da sociedade acreana.

Assessoria da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – ASTIC

Ir para o conteúdo