Diretora da DITEC do TJAC, no 10º ENASTIC 2023: impulsionando a inovação na Justiça Estadual.

A Diretora da DITEC do TJAC, no 10º ENASTIC 2023: impulsionando a inovação na Justiça Estadual.

A rápida evolução tecnológica tem impactado diversos setores, incluindo o sistema judiciário. A adoção de soluções inovadoras e o uso estratégico da tecnologia são fundamentais para a modernização e eficiência da Justiça Estadual. Nesse contexto, o Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (ENASTIC) teve como objetivo a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadores no segmento. Além disso, foram debatidos temas relacionados às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na justiça estadual do Brasil. Na 10ª edição do evento, que ocorreu de 24 a 28 de abril de 2023, no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Diretora da Diretoria de Tecnologia e Informação (DITEC) do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Raquel Cunha, teve uma participação destacada, esperançosa para a transformação digital e a inovação no âmbito da Justiça Estadual.

O ENASTIC é um encontro anual que reúne profissionais de tecnologia, inovação e gestão da Justiça Estadual, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e conhecimentos.

Como responsável pela Diretoria de Tecnologia e Informação, Raquel Cunha desempenha um papel de preponderante na implementação de iniciativas que visam agilizar os processos de julgamento, aprimorar a gestão de informações e promover a modernização do TJAC.

Essas iniciativas têm como objetivo central a redução da burocracia, a otimização do tempo dos servidores e a melhoria do acesso dos cidadãos à Justiça.

A participação de Raquel Cunha no ENASTIC proporcionou a oportunidade de aprender com outras diretorias, profissionais e especialistas presentes no evento. As discussões e debates promovidos durante o encontro possibilitaram a troca de ideias, uma identificação de novas tendências e a busca por soluções inovadoras ao contexto do TJAC.

Aproveitando a ida ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, a diretora da DITEC aproveitou para conhecer de perto o Laboratório LAPIDAR e também o Datacenter da Empresa SONDA do Brasil, com os representantes Leandro Maciel batista e Paulo Henrique Nazaré, ampliando seus conhecimentos sobre as mais recentes inovações tecnológicas aplicadas ao contexto jurídico.

O Laboratório Lapidar é conhecido por ser um espaço de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, especialmente voltadas para o setor jurídico do TJMG. A visita da Diretora da DITEC, proporciona a oportunidade de conhecer as pesquisas em andamento e as tecnologias emergentes que podem ser aplicadas para otimizar os processos de julgamento e melhorar a experiência dos usuários do judiciário.

Além disso, a visita ao Datacenter da Empresa Sonda do Brasil permitiu a Diretora conhecer a infraestrutura tecnológica de ponta utilizada para o armazenamento e processamento seguro de dados. O Datacenter desempenha um papel fundamental na garantia da disponibilidade e integridade das informações no ambiente digital, sendo essencial para a prestação de serviços eficientes. Por meio dessa experiência, a Diretora da DITEC pôde obter insights valiosos sobre as melhores práticas em gestão de dados e segurança da informação, buscando aplicar esses conhecimentos no contexto do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.