TJAC adota Google Meet para realização de atos processuais por videoconferência

Uso da plataforma Cisco Webex será encerrado no final de janeiro, por isso, foram adquiridas licenças de uma nova ferramenta e disponibilizado Manual de uso e orientação

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) adotou nova ferramenta para realização de atos processuais emergenciais por videoconferência, é a plataforma Google Meet. Com encerramento da cessão do programa Cisco Webex no próximo dia 30 de janeiro, a Justiça acreana adquiriu licenças para que as unidades judiciárias do estado utilizem o novo programa.

Durante o ano de 2020, com a pandemia e a necessidade de isolamento social, o Conselho Nacional de Justiça firmou convênio com o Cisco Webex para permitir aos tribunais brasileiros a continuidade das audiências por meio de vídeo. Mas, esse Termo de Cooperação Técnica será encerrado no final do mês e as varas das comarcas do Acre precisam usar o programa que o TJAC obteve licenças, o Google Meet.

Manual Google Meet
Para auxiliar nessa transição foi disponibilizado Manual sobre a nova plataforma. É possível acessar essas orientações neste link na intranet do TJAC. https://intranet.tjac.jus.br/intra/wp-content/uploads/2020/12/Como-Acessar-o-Google-Meet-Criar-Reuniao-e-Salvar-Arquivo.pdf

O documento explica como acessar o Google Meet, deve-se dar preferência por abrir a ferramenta no navegador Google Chrome, acessando o endereço www.apps.google.com/meet/, após, é necessário clicar no topo direito da página no ícone “Fazer login”. Então, coloque o usuário e a senha que foram encaminhados pela Diretoria de Informação e Comunicação (Ditec) as secretárias das unidades judiciárias do Estado.

Caso a secretária não tenha recebido o email com a senha para acessar a plataforma, é preciso entrar em contato pelo email geseg@tjac.jus.br ou Whatsapp nos números 3302-0368 ou 3302- 0369 e solicitar as credenciais da conta Google Meet.

O manual também informa como iniciar uma videoconferência com a ferramenta, que é feita acessando o ícone “Participe ou inicie uma reunião”. Não é possível usar caracteres especiais (. ! @#) para nomear a videoconferência. Além disso, ainda esclarece como fazer o download da gravação da audiência.