A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do Poder Judiciário do Estado do Acre realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma confraternização especial em homenagem aos aniversariantes dos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho. O momento, além de festivo, foi marcado por agradecimentos, reconhecimento ao trabalho da equipe e discussões sobre os avanços da tecnologia no âmbito do Judiciário acreano.

Durante o evento, o Secretário de TIC, Elson de Oliveira Correia Neto, aproveitou para agradecer a colaboração de todos que fazem parte da estrutura da SETIC – incluindo servidores efetivos, terceirizados, estagiários, agentes de limpeza e demais colaboradores. Em sua fala, Elson também fez um importante chamado ao engajamento da equipe com a Política de Papel Zero, promovida pelo Poder Judiciário.

“A gente, como tecnologia, tem que chegar nesse ponto e dar o exemplo com essa colaboração de vocês, para que a gente, no dia a dia, veja aquela rotina que a gente faz de impressão e deixe de fazer, adotando outras ações que evitem o desperdício. Precisamos mudar hábitos e sermos os primeiros a impulsionar essa transformação dentro do Judiciário”, destacou o secretário, ao reforçar que a SETIC deve ser referência no comprometimento com a transformação digital e a sustentabilidade.
Na ocasião, Elson abordou a importância de seguir evoluindo nos serviços prestados ao usuário. “Embora tenhamos alcançado 93% de aprovação nas pesquisas de satisfação, sabemos que sempre há espaço para melhorar. Estamos conduzindo um diagnóstico com apoio do Lucas para identificar pontos de atenção — seja em pessoal, ferramentas, fluxos ou processos — e buscar soluções que tornem o atendimento cada vez mais ágil e eficaz”, pontuou, destacando o papel central da Central de Serviços como porta de entrada da experiência com a tecnologia no Judiciário.


O Subsecretário de Serviços de TIC, Nivaldo Rodrigues, reforçou a importância da contribuição de toda a equipe, especialmente dos desenvolvedores, para a qualidade no atendimento. Ele pediu o apoio na melhoria da descrição das soluções nos chamados finalizados, observando que um registro mais detalhado pode ajudar na transparência, replicação de soluções e acompanhamento mais eficiente pela Central de Serviços.

A coordenadora da Coordenadoria de Análise e Automação de Processos Judiciais, Jeane, aproveitou o encontro para consultar o andamento da GAPTIC – Gratificação de Permanência em Atividade de TIC. A proposta de valorização dos profissionais da área está em fase de análise e tramitação.

O assessor de TIC Lucas Félix também falou aos colegas e convidou todos a participarem de uma ação solidária de doação de sangue, destacando o papel social da tecnologia e o compromisso com a cidadania.
Além dos agradecimentos e alinhamentos, o secretário Elson ressaltou os avanços da SETIC em projetos estratégicos, com destaque para o desenvolvimento da ferramenta de Inteligência Artificial ADA, atualmente em fase final. O projeto vai agilizar o trabalho dos assessores jurídicos, ao permitir leitura automatizada e resumo inteligente de documentos, promovendo maior eficiência no apoio à atividade judicial.
A confraternização foi um momento especial de integração, valorização e reconhecimento, mas também de reafirmação do papel da SETIC como promotora da inovação, da excelência no atendimento e do exemplo institucional de boas práticas sustentáveis e tecnológicas.
Bruna Fonseca de Souza, Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – ASTIC