A segurança da informação é um tema de extrema importância para os órgãos públicos e empresas particulares nos dias atuais, especialmente no contexto do sistema judiciário. O Tribunal de Justiça do Estado do Acre desempenha um papel fundamental na administração da justiça e na proteção dos direitos dos cidadãos. Nesse sentido, a implementação de uma gestão eficiente de segurança da informação e a capacitação adequada de seus profissionais são medidas imprescindíveis para garantir a proteção dos dados sensíveis e conseguir sob sua responsabilidade.
A conscientização e o treinamento dos colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado do Acre são aspectos cruciais para fortalecer a segurança da informação, tendo em vista que a área requer profissionais com habilidades e técnicas especializadas. É fundamental investir na capacitação da equipe de TI e de segurança da informação do TJAC, assim como é solicitado pela Portaria N° 25, de Janeiro de 2022, estabelecida pelo CNJ(Conselho Nacional de Justiça), fornecendo cursos específicos para a área. Tais cursos são estudados e redigidos não só pelo CNJ, mas também pela própria Diretoria de Tecnologia da Informação, que anualmente estuda as necessidades de capacitação da equipe e publica neste portal o Plano de Capacitação da DITEC.
Considerando o cenário atual foram elencadas as demandas de treinamento no Plano de Capacitação de 2023, para o time de segurança da informação, com os cursos:
- Treinamento Alcatel Network;
- Fortinet – Forti Analyzer;
- Fortinet – Segurança;
- Fortinet – Infraestrutura;
- Fortinet – Forti Manager;
- Fortinet – FortiWeb (WAF);
- Windows Server 2022 – WS-011;
- Windows Server 2022 – 20744-C;
- VMWare 8 – Install, Configure, Manage;
- VMWare 8 – Troubleshooting Workshop;
- Preparatório LPI 1 e 2;
- Curso Preparatório para CEH – Certified Ethical Hacker;
- Curso de Gestão em Segurança da Informação ISO 27001 e 27002.
Conforme a lista, todos estão com status “criticidade alta”, aguardando a realização da capacitação.
Diante da recomendação do CNJ, constante na Portaria 25/2022, surgiram novas exigências “Dispõe sobre a ementa básica para a aplicação e disseminação dos conhecimentos básicos sobre a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), nos editais de concursos públicos, seleções e capacitações para cargos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), dos órgãos do Poder Judiciário. ” (Texto retirado da portaria 25), entrando em conformidade com a mesma o Tribunal de Justiça ofertou e será realizado outros cursos para a área, sendo eles:
- 801 – Administração PostgreSQL com Alta Performance – Realizado;
- 540 – Docker – Realizado;
- 541 – Kubernetes: Orquestração de Ambientes Escaláveis – CKA – A realizar;
- 543 – Rancher: Gerenciamento de Cluster Kubernetes – A realizar;
- 524 – CI/CD – A realizar;
- 527 – DevSecOps – A realizar.