Pesquisar

Governança e Gestão de TI

Início > TJAC doa mais de 1,4 mil itens de informática para Funtac

TJAC doa mais de 1,4 mil itens de informática para Funtac

 28.06.2024 |  GaleriaNotícias |  DoaçãoTJAC

Equipamentos doados serão utilizados no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e deve beneficiar aproximadamente 800 jovens em situação de vulnerabilidade social

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, realizou a doação de mais de 1000 equipamentos de informática à Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC). A entrega ocorreu nesta sexta-feira, 28, no átrio do edifício-sede do Judiciário acreano.

A chefe do Poder Judiciário, desembargadora Regina Ferrari comentou sobre a ação e parceria: “Esse é um gesto que reforça nosso compromisso social. Ficamos felizes em poder colaborar, que esses equipamentos possam colaborar à Funtac na sua missão de produzir soluções tecnológicas, e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população”. 

São mais de 1462 itens de informática entre computadores, monitores, impressoras, mouses e teclados, que serão utilizados no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Estado. A iniciativa, chamada de Escola Indústria de Tecnologia (Eidigi Acre), deve beneficiar aproximadamente 800 jovens em situação de vulnerabilidade social.

O senador da República Alan Rick é apoiador do projeto, com a destinação de recursos de emenda e esteve presente prestigiando a entrega. Com apoio também do Ministério das Comunicações (MCOM), o programa irá capacitar jovens para o mercado de trabalho e fortalecer ações que promovam a tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta para a transformação social.

A cada 10 dispositivos eletrônicos restaurados, todos devem ser cedidos para instituições de ensino fundamental e médio do Estado, em que, segundo o MCOM, pelos menos 700 escolas no Acre, não possuem salas de informática ou PIDs (Pontos de Inclusão Digital).

O projeto social envolve 3 pilares, desde a sustentabilidade, com o recolhimento de computadores e notebooks inservíveis, permitindo que estes não sejam descartados na natureza, além da capacitação de jovens e adolescentes, que estarão aptos ao final do curso a trabalhar na área, e a doação dessas máquinas para escolas municipais da região.

Segundo a diretora de Planejamento da Funtac, Mirla Miranda, com a realização, as máquinas que iriam para o descarte agora serão reaproveitadas e doadas para escolas locais, na montagem de pontos de inclusão digital (PIDs). Além disso, as ações servirão como fomento para o crescimento de novos profissionais, gerando assim, um grande impacto para a região.

O diretor Administrativo e Operacional da Funtac, Astério Nogueira Vieira disse que a parceria com o Poder Judiciário é “importantíssimo, de grande valia, porque pra gente desenvolver um projeto dessa magnitude precisamos de material, e o material que o TJ está doando e nos ajudando para termos a matéria prima para utilizar na preparação dos nossos jovens, que é nosso público alvo”, finalizou.

Representando o TJAC, o diretor-geral José Carlos Martins Júnior, a diretora Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC) Ana Paula Carrilho, a assessora-chefe da Assessoria Militar (Asmil), Tenente-coronel Alexsandra Rocha, além de servidores do Poder Judiciário e da Funtac.

 Texto e fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo