Pesquisar

Governança e Gestão de TI

Início > Desembargadora-presidente  comemora com equipes avanços na área de Tecnologia da Informação no TJAC

Desembargadora-presidente  comemora com equipes avanços na área de Tecnologia da Informação no TJAC

Também participou do encontro o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), desembargador Laudivon Nogueira

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou, juntamente com o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), desembargador Laudivon Nogueira, de reunião para tratar dos recentes avanços obtidos pelo Poder Judiciário estadual na área de Tecnologia da Informação (TI).

O encontro, que ocorreu na sede da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), na presença do titular do órgão e diretor-geral do TJAC, José Carlos Júnior, além de servidores, assessores e colaboradores terceirizados, teve um significado especial para a gestão com o anúncio de diversos progressos, evoluções e melhorias alcançadas na área, que é de importância vital para os serviços prestados pela Justiça acreana e foi descrita pela própria desembargadora-presidente como a “usina do Poder Judiciário”.

E não é para menos. No painel montado para a ocasião, o cronograma do mês de julho assinala a implantação do classificador de classes e assuntos no peticionamento inicial, que utiliza Inteligência Artificial (IA); o alcance de 100% das ações de transparência do TJAC; a conclusão das contratações do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e da Fábrica de Software do Judiciário; além dos avanços em outros pontos como no saneamento de inconsistências no DATAJUD, base nacional de dados do Poder Judiciário, que possibilita o armazenamento centralizado, pelo Conselho Nacional de Justiça, dos dados e dos metadados processuais de todas ações que tramitam nos tribunais; nas demandas do Sistema de Automatização da Justiça (SAJ); entre outras ações.

“Esse resultado transcende a mágica de um trabalho de união, um trabalho de esforço conjunto. Isso faz a beleza de uma corporação (…). Estamos firmes ‘esperançando’ para que venham outras entregas até o final da gestão. O importante é que as sementes estão plantadas. A Ditec não é mais a mesma. (…). Essa diretoria representa a própria ‘usina’ do Poder Judiciário. Parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido”, considerou a desembargadora-presidente Regina Ferrari.

“Estamos vivendo um momento muito promissor em que as coisas estão acontecendo, os projetos estão se realizando. E isso é fruto do trabalho de cada um aqui e eu fico muito feliz, quero agradecer pela dedicação de todos. Parabéns para as equipes. Eu fico muito grato de participar desse momento. A área de Tecnologia é uma área muito sensível e importante para todos nós e precisamos estar com o espírito renovado, que é o que eu estou vendo aqui”, destacou o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAC.

O diretor da Ditec, por sua vez, ressaltou a importância do “grande esforço das gerências da Diretoria de Tecnologia da Informação nas soluções das priorizações da Presidência”. 

“Nós também estamos falando da aceleração do desfazimento de equipamentos inservíveis, do desenvolvimento de IAs – o próprio Tribunal está desenvolvendo uma ferramenta de IA, que em breve estará sendo liberada para todas unidades jurisdicionais e administrativas, sem falar nos processos de contratação em andamento para dar mais segurança às informações e ao trâmite das informações. Nos próximos 15 dias, nós também estaremos divulgando uma ferramenta de chatbot para resolução de problemas da Ditec”, complementou José Carlos Júnior.

“E essas deliberações, decisões, aquisições vão se refletir lá nas Comarcas do interior, com redundância de links de dados, evolução dos trâmites dentro da Ditec. Tudo isso graças ao esforço dos servidores e colaboradores que trabalham na Ditec. O apoio e a vontade que todos os servidores e colaboradores da Ditec têm hoje para fazer as entregas das prioridades da Presidência é realmente motivo de elogio”, arrematou.

 Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo