Planejamento
Monitoramento e controle
Gerenciamento de processos de TIC
Governança e Gestão
Gestão de Pessoas
IGov-TIC JUD
A finalidade do alinhamento em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário é aperfeiçoar a supervisão do progresso da TI nos diversos órgãos da Justiça no Brasil.
O CNJ adotou a publicidade como moderno mecanismo para observar a prudência de cada tribunal nesse contexto da tecnologia da informação. Assim, o CNJ encaminha anualmente aos tribunais um questionário para ser respondido pelo responsável da área de TI de cada instituição.
Os temas do questionário abrangem: políticas, planejamento, competências e desempenho das pessoas, controle de gestão, integração e nivelamento dos sistemas, serviços de infraestrutura, e detalhamento.
O Índice de Governança de TIC é calculado a partir de sete aspectos, em seguida atribuído para cada Tribunal, demonstrando a evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.
As Resoluções CNJ 211/2015 e 370/2021 que instituíram a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD) determinou a divulgação anualmente do diagnóstico a partir de 2015.